Home > Elecpor > Associados

Associados

A ELECPOR tem sete associados, que correspondem a sete importantes players que atuam no setor elétrico português.

A EDA – Electricidade dos Açores, S.A. foi fundada em 1981 e é a empresa responsável pela gestão global do sistema elétrico da Região Autónoma dos Açores, bem como pela produção térmica, transporte, distribuição e comercialização de energia elétrica nas nove ilhas dos Açores.

A EDP, líder na transição energética, tem hoje mais de 85% da sua produção global proveniente de fontes renováveis. Com um plano ambicioso de investir 25 mil milhões de euros na transição energética até 2026, a EDP está a moldar o futuro, com um foco em renováveis e redes elétricas. O compromisso da empresa é claro: ser neutra em carvão até 2025 e 100% renovável até 2030.

A EEM, S.A. é uma empresa verticalmente integrada, desenvolvendo as atividades de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira (RAM), sob regulação da ERSE, adquirindo, ainda, energia elétrica a produtores privados. As atividades de transporte, distribuição e comercialização de eletricidade na RAM são exercidas, em exclusivo, pela EEM.

A Elecgas é detentora da Central de Ciclo Combinado do Pego, situada no concelho de Abrantes, e produz eletricidade utilizando como combustível o gás natural. A central está em operação desde 2011, tem uma capacidade de 837 MW e é fundamental para o abastecimento de energia elétrica em Portugal.

A Iberdrola aposta na transição energética para uma economia descarbonizada há mais de 20 anos. O grupo fornece energia a quase 100 milhões de pessoas em dezenas de países, com foco nas energias renováveis, redes inteligentes e soluções inteligentes para os clientes.

A Movhera é a operadora do segundo maior portfólio hidroelétrico de Portugal, composto  pelas centrais de Miranda, Picote, Bemposta (todas fio-de-água), Baixo Sabor, Feiticeiro, Foz Tua (estas com armazenamento por bombagem), no total de 1,7 GW de capacidade instalada e produzem 3,2 TWh de energia verde.

A Turbogás foi constituída em 1994 com o objetivo de construir, financiar e gerir a Central Ciclo Combinado a gás natural da Tapada do Outeiro, para a produção de energia elétrica com uma potência total de 990 MW, situada em Gondomar. A operação comercial da Central teve início em março de 1999 e foi o projeto âncora para a introdução do gás natural em Portugal e tem tido um forte contributo para o abastecimento de energia elétrica do país.